Dinossauros Predadores tinham penas
21-07-2012 16:10

Um fóssil encontrado na Alemanha pode mudar todas as convicções sobre os dinossauros carnívoros predadores, como os Tiranossauros.
A apresentação do fóssil foi publicada na Proceedings of National Academy of Sciences e a partir daqui os investigadores alemães estão convictos que vão ocorrer mudanças profundas sobre o que se acredita ser o aspecto dos grandes predadores do Jurássico.
"Todos os dinossauros predadores tinham penas", afirmou categoricamente Oliver Rauhut, co-autor do estudo e paleontólogo do Museu de Paleontologia e Geologia do Estado da Baviera. "Não seria nenhuma surpresa descobrir que as penas estavam presentes em todos os ancestrais dos dinossauros", disse também Mark Norell, presidente da Divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural.
O fóssil descoberto pelos alemães foi baptizado Sciurumimus, tinha o crânio grande, patas traseiras curtas, a pele lisa e — esta é a descoberta mais importante do estudo — estava coberto de penas. A estimativa é de que tenha vivido há 150 milhões de anos.
Mas o Sciurumimus, apesar de coberto de penas, foi identificado como um megalossauro, mais próximo da base da linha evolutiva dos terópodos do que dos celurossauros. E isso pode mudar a percepção da aparência de tiranossauros e megalossauros, tidos até hoje como grandes lagartos ou parecidos com grandes crocodilos no que se refere à pele.
"O que encontrámos mostra quão antigas são as características dos pássaros modernos na linha evolutiva e como os dinossauros eram parecidos com pássaros", acrescentaram os autores do estudo.